sábado, julho 04, 2020


😖

As férias dos súbditos de sua Majestade

 

     Este ano 2020 o povo que vive em Inglaterra, conhecidos como beefs (olá João Magueijo*)
resolveram mudar completamente seu percurso habitual de férias.
Era fatal tal como o chá das cinco o rumo para os Algarves. De uma assentada praticavam desportos muitos nobres--golfe e ténis e eram mesmo tratados como reis (e rainhas).
Mas este ano a moda é outra. Penso que só é explicável pelos ventos que encarreiraram pelo canal da Mancha vindo ali dos strumps que por acaso também falam inglês embora não tão shakespeariano.
Resultado: este ano estavam com projetos para conhecer pobrezinhos dos países do sul da Europa. Seria a altura de ir passear no Seixal (exemplo bairro da Jamaica e de Santa Marta, em Corroios), Loures onde deve haver uma tower very tipical no Bairro da Torre  e Alfredo Bensaúde (Olivais), talvez arriscassem Azambuja. Seria um contacto very tipical com o proletariado e castas inferiores para desenjoar de tanta água morna e inglês de docas estilo zé camarinha. 
    Até se compreende porque este povo , ali para os lados,do Mar do Norte,  seguia os conselhos de um tal muito conhecedor de holidays, Stanley Johnson, de 78 anos. Este senhor, se calhar lord**sabe do que fala e aconselhou a variarem este ano: Fizessem como ele e rumassem a um país também com proletários do sul da Europa, a Grécia (ele tinha o fetiche das "ilhas").
Mas esta ideia de estarem in e de acordo com este trabalhador de Agosto, Stanley, foi gorada: O filho deste Stanley com seus poderes absolutos disse que era mau ir para essas terras. Constava que esses bairros estavam minados: apesar de baratuchos tinham enchentes tal como manadas de cavalos ou bois ali das Pampas ou Texas. Aliás nota-se na foto que inicia esta história se vê quão mal se deve estar no meio de tal turba e ainda por cima sem golfe. Realmente constava que havia por lá caça...mas nada que se assemelhasse à da raposa.
O filho do Stanley tinha razão.
E fim do conto: Não há avião para ninguém.
Um conselho meu: e se viessem de balsa idênticas ás do Mediterrâneo furariam as ordens do filho do Stanley.
* Livro Olifaque de João Magueijo (olifaque, segundo o autor, significa fúria, espanto, alegria, dor ou pânico
**irei informar-me no Google 
A foto da imagem é passada numa praia há 3 semanas em pleno COVID-19 ali para Inglaterra ou UK, como quiserdes. 

 

 

quinta-feira, julho 02, 2020

 


Pescadora de Estrelas

  Esta fotografia tem como título original Star Catcher foi feita por Mihail Minkov nas costa do Mar Negro na Bulgária. Com ela este astrónomo venceu o 1ºConcurso da IDA,The International Dark-Sky Association (IDA).
O concurso tinha como objetivo  retratar o significado da  noite para pessoas de todo o mundo em cinco categorias: Conectando-se ao Escuro, Lugares Internacionais do Céu Escuro, Impacto da Poluição da Luz, Lado Brilhante da Iluminação e Juventude. 
 Na foto está a filha de quatro anos de Mihail que gosta de acompanhar o pai nas noites de observação e astrofotografia. O entusiasmo é tanto que decidiu pôr a filha na imagem que fazia da Via Láctea. Vou transcrever uma parte da introdução que ele escreveu para a fotografia:
  " ...hope that one day, she will remember that antry to show her what it’s like to be out under the dark sky, and see the beauty of the night sky. I hope that one day, she will remember that, and this memory will make her a good and decent person, who really takes care of the planet and the night sky."**
 Lindo e inspirador.
Não resisti a publicar esta foto porque ela nos faz recordar que a Educação se dá pelo exemplo. Como somos mortais seria bom que nosso legado fosse como esta fotografia. 
Por outro lado põe-se a pergunta: Será que na tua cidade ainda tens direito a ver o céu? Como estais de estrelas? Está nas nossas mãos evitarmos o excesso de luz, a poluição luminosa.
 Vale a pena assinar a IDA. Vou colocar o link dela.
Visitem a página até para verem as fotos que foram submetidas a concurso Capture the Dark


**...desejo de mostrar a ela como é estar sob o céu escuro e ver a beleza do céu noturno. Espero que um dia ela se lembre disso, e essa memória a torne uma pessoa boa e decente, que realmente cuida do planeta e do céu noturno.



quarta-feira, julho 01, 2020

💩😞

Areia nos olhos...

 

Não, não se trata de um dia de nevoeiro ou chuva.
Estes dias sucedem sempre que há vento lá para a bandas do deserto do Sahara. As areias levantam voo e atravessam o Atlântico aterrando até...em LA...
Nestes dias os carros, telhados e árvores aparecem cheios de areia .

Esta imagem está de acordo com os tempos actuais*:
~~~gente que não cumpre as regras de confinamento~~
^^
~~Os que dizem:"não tenho 80 anos, logo o COVID não é para mim"~~
^^^^
"eu sou novo, os velhos que se protejam"; os meus velhos até já morreram"
^^
~~"sou jovem e portanto não morrerei desta doença"~~
^^^^
e as "teorias da conspiração: Isto é falso. Foi criado para empresas de máscaras fazerem dinheiro"
^^
"sou americano, súbdito de Sua Majestade, etc...; o sol cura tudo, eu bebo wisky, gin,vodca, aguardente... álcool. Estou protegido"
^^^^
Vírus!? Não sinto nada. Usar máscara não me favorece. 
^^
e a ganância habitual do "chico" esperto: cada um que se cuide. Fechar a loja? Estás doido. Vou continuar a vender.Cada um que se cuide.São adultos
^^^^
E, claro, num país de "patrões" e não de empresários, se despreza a vida dos que lhes enchem os bolsos com salários de miséria e andam sempre na pedinchice de uma abévia do Governo/do Partido.
^^
"Não posso deixar de estar em...manada"
etc
etc
etc
...
...
Mas há mais e prometo continuar: cuidai que não vos lancem "areia para os olhos". Que a areia não vos impeça de VER o que realmente interessa.

        * Não uso o Acordo Ortográfico.
Foto  de Gaya Milling em 27 de junho de 2020. Ela escreveu: "Nascer do sol através da nuvem de poeira do Saara, na ilha de Sullivan, Carolina do Sul, EUA". Este nascer do sol muito poeirento é devido a uma nuvem de poeira invulgarmente grande do deserto do Saara do norte da África, que flutuava pelo Atlântico a partir de meados de junho.