quinta-feira, julho 02, 2020

 


Pescadora de Estrelas

  Esta fotografia tem como título original Star Catcher foi feita por Mihail Minkov nas costa do Mar Negro na Bulgária. Com ela este astrónomo venceu o 1ºConcurso da IDA,The International Dark-Sky Association (IDA).
O concurso tinha como objetivo  retratar o significado da  noite para pessoas de todo o mundo em cinco categorias: Conectando-se ao Escuro, Lugares Internacionais do Céu Escuro, Impacto da Poluição da Luz, Lado Brilhante da Iluminação e Juventude. 
 Na foto está a filha de quatro anos de Mihail que gosta de acompanhar o pai nas noites de observação e astrofotografia. O entusiasmo é tanto que decidiu pôr a filha na imagem que fazia da Via Láctea. Vou transcrever uma parte da introdução que ele escreveu para a fotografia:
  " ...hope that one day, she will remember that antry to show her what it’s like to be out under the dark sky, and see the beauty of the night sky. I hope that one day, she will remember that, and this memory will make her a good and decent person, who really takes care of the planet and the night sky."**
 Lindo e inspirador.
Não resisti a publicar esta foto porque ela nos faz recordar que a Educação se dá pelo exemplo. Como somos mortais seria bom que nosso legado fosse como esta fotografia. 
Por outro lado põe-se a pergunta: Será que na tua cidade ainda tens direito a ver o céu? Como estais de estrelas? Está nas nossas mãos evitarmos o excesso de luz, a poluição luminosa.
 Vale a pena assinar a IDA. Vou colocar o link dela.
Visitem a página até para verem as fotos que foram submetidas a concurso Capture the Dark


**...desejo de mostrar a ela como é estar sob o céu escuro e ver a beleza do céu noturno. Espero que um dia ela se lembre disso, e essa memória a torne uma pessoa boa e decente, que realmente cuida do planeta e do céu noturno.



quarta-feira, julho 01, 2020

💩😞

Areia nos olhos...

 

Não, não se trata de um dia de nevoeiro ou chuva.
Estes dias sucedem sempre que há vento lá para a bandas do deserto do Sahara. As areias levantam voo e atravessam o Atlântico aterrando até...em LA...
Nestes dias os carros, telhados e árvores aparecem cheios de areia .

Esta imagem está de acordo com os tempos actuais*:
~~~gente que não cumpre as regras de confinamento~~
^^
~~Os que dizem:"não tenho 80 anos, logo o COVID não é para mim"~~
^^^^
"eu sou novo, os velhos que se protejam"; os meus velhos até já morreram"
^^
~~"sou jovem e portanto não morrerei desta doença"~~
^^^^
e as "teorias da conspiração: Isto é falso. Foi criado para empresas de máscaras fazerem dinheiro"
^^
"sou americano, súbdito de Sua Majestade, etc...; o sol cura tudo, eu bebo wisky, gin,vodca, aguardente... álcool. Estou protegido"
^^^^
Vírus!? Não sinto nada. Usar máscara não me favorece. 
^^
e a ganância habitual do "chico" esperto: cada um que se cuide. Fechar a loja? Estás doido. Vou continuar a vender.Cada um que se cuide.São adultos
^^^^
E, claro, num país de "patrões" e não de empresários, se despreza a vida dos que lhes enchem os bolsos com salários de miséria e andam sempre na pedinchice de uma abévia do Governo/do Partido.
^^
"Não posso deixar de estar em...manada"
etc
etc
etc
...
...
Mas há mais e prometo continuar: cuidai que não vos lancem "areia para os olhos". Que a areia não vos impeça de VER o que realmente interessa.

        * Não uso o Acordo Ortográfico.
Foto  de Gaya Milling em 27 de junho de 2020. Ela escreveu: "Nascer do sol através da nuvem de poeira do Saara, na ilha de Sullivan, Carolina do Sul, EUA". Este nascer do sol muito poeirento é devido a uma nuvem de poeira invulgarmente grande do deserto do Saara do norte da África, que flutuava pelo Atlântico a partir de meados de junho.

sexta-feira, maio 15, 2020

Tempos de Covid II


######
****
#*#*#


Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela.
Albert Einstein


Já li tudo na biblioteca da casa;
Não tenho mais para ler.
Saudades das tardes de sorna...
Estou farto: sempre gente em casa...
E como amo a Liberdade!

Que fazer!? 
VINGANÇA! 
Não arrumo a estante!!
Bohr--o gato

Dia Nacional dos Cientistas


*******
****
**

"O desafio do desenvolvimento científico atinge o país inteiro e põe em jogo mecanismos que atravessam a sociedade toda. Sem cultura científica mínima são escassas as oportunidades de cidadania autêntica, de construir ou participar nas escolhas de sociedade [...]"

José Mariano Gago

O dia 16 de maio - data do nascimento de José Mariano Gago - foi escolhido para homenagear o seu legado. "O Festival de Ciência Online celebra as conquistas da comunidade científica e assinala a homenagem ao legado de José Mariano Gago. 


Foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República*, com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade"
  Pavilhão do Conhecimento--Ciência Viva

                                                                          ⇩⇩
http://www.cienciaviva.pt/festival/#historia
 

terça-feira, maio 12, 2020

Nos tempos de COVID I





MIAUFFF
Estou farto desta jaula...
Que saudades dos passeios...
Da Liberdade...
do Sol...
******
****
**

Será que ali há rato? 
Mas até os animais...
****
**
*

sexta-feira, maio 08, 2020

Cometa em Maio...



O cometa C/2020 F8 SWAN, foi descoberto no dia 25 de Março de 2020 pelo SOHO. 
Será visível no hemisfério Norte por altura de 20 de Maio. 
****
**
*
O brilho máximo sucederá entre 10 e 25 de Maio: a 15 aparecerá a nordeste a 5 graus no começo do crepúsculo. Sobe a 10 graus a 19 de Maio.A partir de 25 de Maio será observável na aurora e no crepúsculo mas a data mais favorável para nós (Norte) será no começo de Junho porque passa a 2 graus de Capela


COMPRE UM BINÓCULO
se é que não tem já.
Leia mais no site muito bom da revista Ciel et Espace

quinta-feira, maio 07, 2020

Quem vê e não lê...




"Quando a última árvore tiver caído, 
quando o último rio tiver secado, 
quando o último peixe for pescado...

               vocês vão entender que dinheiro não se come"
 Greenpace