quarta-feira, junho 12, 2013

11-07-2013--O desespero de Couto dos Santos


                Vou escrever sobre este vídeo: Texto sobre este vídeo--CONVÉM VER/OUVIR
              Couto dos Santos fez hoje a partir das 23h na SIC notícias prova oral de Manipulação
...
Se tivesse dúvidas sobre o que este governo, via Passos, Gaspar, Portas e Nuno Crato, está a fazer á escola pública portuguesa,  com este debate Couto dos Santos*---Paulo Guinote** teria ficado ilucidada.
Até dia 17 de Junho vamos assistir nos canais televisivos e nos jornais a ataques aos professores. Os velhos do restêlo, os da direita, os neoliberais, os opus dei, os donos de colégios... vão tentar lançar os professores na fossa.
O senhor admnistrador da assembleia da república e que não consegue atacar o contrato com a empresa de água cara para senhores deputados portou-se de modo agressivo e desesperado numa tentativa de enterrar o Paulo e com eles nós. Claro que se viu ataque aos sindicatos (a troika tem no seu documento explicitamente "retirar valor e força aos sindicatos, agir contra a contratação colectiva, luta contra contratos escritos, pela precarização e trabalho preço china") esteve presente. Começou por atacar os sindicatos (FNE, FRENPROF...) mas enganou-se porque Paulo nem sequer é sindicalizado...
A seguir vai de dizer que os professores prejudicavam alunos, crianças, famílias...esquecendo que os professores ainda não são eunucos (leia-se: ainda não saiu lei para tal***) e portanto também são pais com filhos nas escolas públicas.
Vem com dados falsos, sem os tais gráficos estilo Gaspar pensando que Paulo era um mestre escola dos idos de 1978...Enganou-se pois este professor tal como a grande maioria dos que se formaram até 2008 ainda falam com colegas de outras escolas, isto é VIVEM A ESCOLA, não são mercenários...E logo o Paulo que até doutoramento tem...
Nem sabia da diminuição das horas de direcção de turma que ocorre desde que Crato chegou ao governo e que  este ano ficam reduzidas a zero horas!
Também desconhecia que professor apenas é funcionário público "porque recebe salário" pago pelos impostos de TODOS os portugueses mesmo os que não têm nem terão filhos. É que professor tem Estatuto de Carreira Docente. Como ele, que foi ministro da educação, não sabe que ensinar turmas de 30 alunos (150 alunos diferentes por dia) é diferente de estar num  gabinete sentado a secretária e lidando com um adulto? Porque professor tem ética e tem de chegar a 30 seres humanos diferentes em 45/50 min!! Nunca uma secretária, cadeira, fotocopiadora, PC deu pontapé ou insultou quem está num gabinete mas aluno é filho de muito pai e mãe diferentes.
Desde quando uma greve de professores ataca taxistas, condutores da Carris, ou serviços de saúde? Ás vezes me pergunto onde esta gente fez os 5 anos de curso universitário (e alguns se dizem ter doutoramento!!)
Depois a frase "não há dinheiro, não há dinheiro" do governo como ministro da educação tem dinheiro para pagar a escritório de advogados e pagar recurso de decisão da Tribunal Arbitral??
Notai que o Ministério da Educação que despediu professores em Junho de 2011 sem aviso de 30 dias) tem mais de 1000 processos de professores por direito a indemnização...Decidiu recorrer de TODAS as decisões de tribunal!! Onde tem dinheiro e o faz faltar nas escolas? Já são os prof a pagar os enunciados, as fotocópias o material das aulas, livros para a biblioteca e até a pagar alimentação a alunos com fome...
Entretanto quem iniciou a guerra? Nuno Crato, claro! Então ELE QUE TANTO CRITICOU os ministros da educação de outros governos por estarem a perturbar os últimos 30 dias de aulas do ano lectivo com a exigência de tomadas de decisão até fim de aulas... e para serem aplicadas a partir de Setembro. Como ele se atreve a vir em altura de imenso  um imenso trabalho de avaliações, notas e relatórios individuais e finais de TUDO o que se fez no ano e desestabilizara Escola pública? Porque não guardou para Novembro até Fevereiro do próximo ano lectivo para atempadamnente permitir reuniões para tomada de decisões? Então esta gente do governo não sabe que a escola pública é o local onde se aplica (e se aprende) democracia? Como vem IMPOR com prazo e numa altura em que a escola precisa de concentração pois cada professor tem pelo menos 150 alunos para avaliar? Claro como estão numa de ditadura pensam que nós, a escola, somos ditadores e damos as notas para agradar a estaísticas ou a partidos...Lamento, não estamos na Nigéria, nem sequer em Moçambique ou Angola...
APELO A NUNO CRATO PARA QUE NÃO USE OS JOVENS entre os 10 e 17/18 anos como CARNE PARA CANHÃO.
 SAIA DE SEU PEDESTAL DE OBEDIENTE E VELHO DO RESTELO.
USE A CABEÇA DE CIMA em nome do que escreveu até 2010.
Porque na sua ânsia de fazer dinheiro (obedecer a seu gaspar) esquece o respeito que deve aos professores. Já esqueceu que os professores são os únicos que trabalham no futuro...
Esqueceu que sem escola de qualidade terá broncos como os de direito e economia com falhas enormes nas metodologias científicas e que apenas conseguem ver excel...Sem professores em escola qualificada o futuro de Portugal estará definitivamente condenado.




PS Cartoon de Antero Valério no seu blog: http://antero.wordpress.com/
* Administrador da Assembleia da República (recordai o caso da água servida por empresa privada aos deputados na AR...)
** Professor apenas...de ensino público em Portugal no blog "A Educação de meu umbigo" http://educar.wordpress.com/
**no tempo de salazar existia algo semelhante para os professores/as...recordai

Sem comentários: