terça-feira, dezembro 31, 2013


Promessas do PSD à APRe
quando a receberam na Assembleia da República
cairam em saco roto
SEREMOS NÓS INGÉNUOS?

  Era uma vez um partido PSD, chamado, que disse que iria tratar da entrada no Conselho Económico e Social, de um representante da APRe, Asssociação de Aposentados, Pensionistas e Reformados. 
Só que em pré-ambiente eleitoralista que se vive JÁ...decidiu esquecer o prometido.
Aliás dos velhos/as o que se quer é distância e que vão morrer longe.
A lei da morte rápida seria uma lei para esta maioria que nos (des)governa. Se são os idosos os responsáveis pela miséria de Portugal...há que abatê-los. Já ireis entender depois de ir ao site que vos indico.
   *************************************************************************
 No dia 9 de Janeiro pelas 15h na Assembleia da República vai apresentar uma proposta de alteração da composição do CES para mais dois lugares com representantes vindos dos  Emigrantes.
Não seria natural tratar-se da entrada de, pelo menos, um representante dos Reformados Portugueses? Consideraram que realmente não há quem os represente em qualquer orgão sequer consultivo e que iriam tratar de tal o mais rapidamente possível.
Parece estranho uma vez que os cidadãos em actividade têm os seus Sindicatos já representados por lá (UGT e CGTP).
EVIDENTEMENTE que se trata de mais uma lei "graxa" para tentar atrair votos de emigrantes para os partidos da maioria. Ora muitos deles nem sequer aguentam as asneiras deste governo e se são sindicalizados nos países onde trabalham que pensam eles defender no CES?
Depois sabemos por ter familiares emigrados que quando governantes vão ao exterior (por exemplo Portas...) fazem das recepções "aos concidadãos" verdadeiros comícios de seus partidos...
Esperava destes marmelos, jotinhas que tivessem aprendido nestes dois anos de desgoverno...
E é preciso ter descaramento: ainda pensam (pensam???) que estes velhos do século XXI, são os de 1980...vindos dos tempos de salazares e marcelos...
ESPERO que nas próximas eleições NENHUM português esqueça o que é viver em Portugal e o que estes marmanjos têm vindo a fazer.
Penso que deveríamos aparecer na AR, em S. Bento.

http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=37626

sexta-feira, dezembro 13, 2013

Paulo Morais - PASC

Promiscuidade entre deputados/políticos e negócios privados em Portugal

VERGONHA!!


E agora estou a entender melhor porque os políticos/governos atacam os professores e a escola pública. 
É que nós professores temos no currículo nacional a educação para a cidadania e qualidade de vida. Mas também temos DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, isto é, não podemos dar aulas, ensinar noutra universidade ou colégio (privado) sem ter autorizado por escrito e APENAS 3 h por semana e fazendo uma declaração onde está escrito "que JAMAIS porei o colégio/universidade acima da escola pública"

sexta-feira, dezembro 06, 2013




Onde está Crato?

    E, cobardemente, o ministro da Educação "deu de frosques" após a saída dos resultados do Pisa 2013.
---Andará, atarefado, a saber se existe escravatura entre os portugueses altamente qualificados que aconselhou a sair do país? Porque um primeiro ministro da Bélgica veio a público dizer que havia portugueses a ganhar menos de 2 euros á hora no seu país e que não admitia tal...
---Anda a visitar escolas de meninos de 4 e 7 anos de idade em autarquias PDS e CDS? 
   É que estes miúdos são os únicos que se mantêm calados e não têm sido tão massacrados por má qualidade de seus laboratórios e demais equipamentos escolares...Afinal estas crianças ainda acreditam no pai natal...
---Está a consultar o escritório de advogados (pago com dinheiro de nossos impostos) para saber como há-de "descalçar a bota",por ter se reunido apenas com a central sindical que representa apenas 10% (se não menos) dos professores deste país?  
     Porque se aparecesse na Assembleia da República seria para se sorrir (com Granjo e Casanova) muito feliz pois acha que vai dividir os professores e porque está a cumprir as ordens da troika para acabar com os sindicatos LIVRES.
...
Enquanto em Espanha, em França...os pais se juntam aos professores para lutar contra a destruição da Escola Pública...
Enquanto não há dinheiro para a escola pública mas dia 5 de Dezembro a Assembleia da República acertava aumentar os apoios aos colégios privados...
...
O medo dos políticos na Assembleia da República era de tal ordem...que os efectivos de segurança eram o triplo de qualquer outra manifestação. Só eu contei mais de 12 carrinhas cheias de elementos das Forças Especiais...
Como é possível ser-se tão estúpido, tão bronco para se pensar que PROFESSOR é mais um de uma "licenciatura de 6 meses made in portucalense or else... como o que esteve a dar a cara  pelo Crato na sessão da AR...Pensam (será que esta trupe pensa??) que estão a falar com mestre escola do tempo do salazar...e sem desprimor para estes mestres que trabalharam e formaram alguns de nossos pais e avós que foram mais tarde fazer o 25 de Abril
Ontem um tal Pedro Lynce quando se falava do PISA pôs-se a dizer que "este governo até propôs aulas de apoio aos jovens de 1º ciclo com mais dificuldades"...Ora discutiam-se resultados do PISA: O PISA TRATA DE ALUNOS DE 15 anos de idade e portanto não se está a falar de meninos entre os 5 e os 9 anos de idade...E falam assim despudoradamente pois pensam que quem os ouve e vê nas TVs são parolos de antes de 1960...e tias de sacristia.

---PORQUE SERÁ QUE OS POLÍTICOS TÊM MEDO DOS PROFESSORES?
Porque efectivamente os professores têm IMENSO PODER: somos OS ÚNICOS que trabalhamos no futuro; e se formos mercenários faremos a geração próxima caminhar para a pedra lascada.
.........................................................////////////////////////////////////////...................................................................
OS PROFESSORES TÊM PODER

E agora está tudo a carpir Nelson Mandela...
---"Veio mesmo a calhar a morte do homem, dirão os da maioria PSD e CDS, assim estaremos á vontade para sacanear o povo. Finalmente á vontade com a trioka para continuar o cambalacho...".
 ...Mas nós não esquecemos e a LUTA CONTINUA. 
       Na escola pública, na sala de aula mandamos nós. É lá, na sala de aula perante 150 alunos que todos os dias somos avaliados como mais nenhum profissional é, neste país. Avaliados por jotinhas, por secretários de estado com doutoramentos de caca ...Enfim só cratinices!
Nuno Crato, tu és uma enooorme desilusão! 
Por onde tu passas, SÓ DESTRUIÇÃO!
   

Vejam neste link um ESTUDO SÉRIO do PISA 2012

sexta-feira, agosto 30, 2013





   Para a Helena Matos, na TVI24 de Agosto de 2013*

   Fala como se fosse dona da verdade e estivesse a atacar um assaltante á sua bolsa e a seu património. Parece ministro da propaganda do governo…e como jornalista deveria ser transparente e provar perante bibliografia as suas verdades gritadas em tom agressivo. Claro que temos sempre a hipótese de desligar mas com a responsabilidade de se usar todas as opiniões, recados e tentativas de manipulação para estratégia de aulas de alunos de 12º ano em várias disciplinas. É o dever que temos de formar educar para a cidadania.
Assim para que possa repensar seu modo de falar em público lhe vou dizer:
--Quando se fala de funcionalismo público falamos de médicos, enfermeiros, professores,educadores de infância, assistentes sociais, e de um modo geral técnicos (nome fino actual para os ex-empregados auxiliares de educação e administrativos)…e até as empregadas de limpeza e os tais “sem qualificações” que atendem aos balcões (e nas câmaras)” que trabalham para o Estado;
--estes cargos só podem ser ocupados por quem fez CONCURSO PÚBLICO**
A palavra pública quer dizer que as provas e os resultados são publicados em Diário da República e sujeitos a reclamação. Recordo-lhe que até o facto de casar ou se divorciar tem de vir em DR…
--um funcionário público inicia assim uma carreira e está sujeito a um Estatuto de Carreira que lhe impõe regras e normas como a de ética e de servir TODOS de igual modo. Está sujeito a processos disciplinares, inquéritos que podem chegar a tribunal administrativo. Recorde o que é um tribunal administrativo.
--Está sujeito a avaliação chegando o patrão Estado a ir de hora a hora ver se o seu funcionário está a trabalhar ***
--não pode mentir acerca de seu salário para não pagar ou fazer menores descontos. Daí o que desconta em média ser superior ao que desconta quem declara salário mais baixo ou até tem a infelicidade de ter patrão que fica com os descontos e Estado nada faz. Pode um privado declarar até com compadrio de patrão menor salário e lhe sobrará mais rendimento podendo juntar para ter sua casa, por exemplo. Convém recordar-lhe que os descontos que patrão e empregado fazem são salário do trabalhador…Será pois até natural que quem mais desconta maior reforma possa ter.
--PERGUNTO À Helena Matos se ela tem pais/avós vivos e que tenham descontado desde 1980, pelo menos. Pergunte-lhes de onde veio o dinheiro que permitiu pagar reformas e subsídios a quem nunca descontou. É que esses funcionários públicos activos de 1976 em diante PAGARAM REFORMAS DE QUEM NUNCA DESCONTOU…chama-se isso a tal solidariedade geracional.
 --Logo na FP não existe quem ganha mais não paga mais. É também na FP que as mulheres e homem exercendo funções de igual responsabilidade e habilitação recebem salário igual
--a falácia de que tem de se despedir para qualificar pois muitos têm apenas o 4º ano/o 9º ano de escolaridade não é válida. Não sei como o Estado vai substituir mulheres a dias, funcionários de limpeza e os cargos mais mal remuneradas por pessoas com licenciatura mesmo que seja de 3 anos (a la bolonha). É falso que quem tem 12º ano e universidade se preste a trabalhar por 350 euros (já com descontos). Muitos esquecem que a nossa função pública é a mais bem qualificada da Europa. Esta estatística veio nos jornais ainda no tempo de Sócrates e andava ele já a fazer a diminuição de funcionários (mas de modo decente)…
--não existem horas extraordinárias para ninguém nem sequer prémios ou distribuição de lucros no final do ano. As carreiras estão congeladas desde 2007 e apesar de haver quem tenha feito mestrado e doutoramento (pago de seu bolso e com o subsídio de férias****) ou feito pós graduações em universidade pública sem sequer faltar ao serviço ou a qualquer aula. Falo de cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação e relacionados com a área de seu cargo/lugar e com exames finais ao lado de alunos normais (de graduação).
--funcionário público tem de obedecer a seu superior e “não á pago para ter ideias” (excepto em algumas escolas públicas onde os professores ainda podem ser livres e criativos)…
--- quanto ás férias: já há mais de 6 anos que são apenas 22 dias úteis e não pode faltar quando lhe apetece. Se está doente não tem direito a subsídio de doença; tem seu salário reduzido e está sujeito a Junta médica presidida por um…tipo de Direito!!! (o médico não manda nada e até pode considerar que quem ficou surdo pode ser professor e quem faz quimioterapia não tem direito a redução de horário para fazer tratamento).

--
Quanto a quem trabalha na privada:
---não tem provas e exames públicos ou tendo-o em geral não é publicitado ou a classificação final conhecida por todos;
--pode ser despedido, pois pode mas se o patrão não lhe paga o que está estipulado em seu contrato de trabalho é o Estado que vai aos impostos de todos nós e lhes paga a indemnização. Se calhar não sabia e veio nos jornais esta semana.
-- pode ter ideias para melhorar serviço, seu trabalho e até ser motivado para tal.
Há mais diferenças mas quem trabalha numa IBM ou numa EDP ou PT deve saber bem melhor do que eu.
Se a senhora teve acesso ao documento de Paulo Portas sobre Reforma do Estado, faça-nos um favor: PUBLIQUE-O EM SEU BLOG.
Mais haveria dizer sobre ouvimos mas a seu tempo acederemos ao vídeo de sua actuação nesta 5ª feira de Agosto de 2013.

 * porque não tem endereço para a contactarmos.
** Como deve saber há quem tenha entrado para a FP via partidos, jotas as chamadas clientelas ou modernamente chamados assessores/experts de 25 anos de idade…
*** os professores de alunos de ensino obrigatório…
**** recordo-lhe que os subsídios de férias e de Natal SÃO SALÁRIO de qualquer trabalhador e não um favor/caridade do patrão “bonzinho e temente a um deus” . Em Portugal não é costume ser o empregado a dizer se quer receber logo tudo o seu salário de uma vez, semanal, ou mensal ou semestralmente. Somos um país que desde Salazar apostou nas baixas remunerações e na subserviência perante o patrão e igreja. O chamado paternalismo.E ao contrário de outros países na Europa só há 35 anos temos estado social...

quinta-feira, julho 11, 2013

Português altamente qualificado...

M..e...r...d...a de governo este de meus país!


I---Neste país em que os ministros dizem: " Não existe mais emprego para toda a vida." Sucede que todos os ex-ministros/ex-secretários e sub-secretários de estado TÊM EMPREGO GARANTIDO.
Falam de barriga cheia!
O Gaspar, ex-ministro das finanças demitiu-se no início de Julho...Pois passados 7 dias já tinham criado departamento no Banco de Portugal para sua "bestilência"!!! E não é o salário mínimo...


II---E neste país onde os ministros deste governo, isto é, do CDS e do PSD, perante o desemprego dizem aos nossos adultos altamente qualificados: Saiam da vossa zona de conforto (leia-se desemprego, viver ás sopas de pais). EMIGREM!

Daí esta fotografia que encontrei no facebook de Gérsio no Brasil:

ESTA IMAGEM representa um jovem altamente qualificado (5 ou mais anos de universidade pública --engenheiro, licenciado com mestrado...) Vai EMIGRAR neste barco. Porque em Portugal todas as universidades públicas SÃO PAGAS E BEM PAGAS.

Ora como os pais investiram seu salário/rendimentos do trabalho, nada resta aos desempregados senão usarem a sua criatividade. Há que fugir deste país. O governo tão mal está a tratar o povo que nele votou. É mesmo um país de MERDA!!

III---Evidentemente que os senhores do poder, ao afastar os mais novos e qualificados (não burros, portanto), estão a tentar ver-se livres daqueles a quem é difícil enganarem. Ficarão apenas os velhos/as e os seus correlegionários que são calados: uns porque nem força já têm perante o roubo de sua reforma...(ou se almoça, ou se ajuda filhos e netos desempregados ou se compram medicamentos...) e outros porque comem na mangedoura do poder...

Mas é um pau de 2 bicos: se a força de trabalho se vai embora, quem paga impostos? Quem os sustenta? Sabendo nós que apenas 26% das empresas pagam IRC...serão mais uma vez os velhos que fizeram o 25 de Abril e lhes criaram o estado social a pagarem...


Governo proxeneta este. Nem os velhos/as poupa...


Estaremos um dia destes a ter de pagar imposto pelas pulgas que nossos animais domésticos transportam. Será o imposto de circulação do cão e do gato...


quarta-feira, junho 12, 2013

11-07-2013--O desespero de Couto dos Santos


                Vou escrever sobre este vídeo: Texto sobre este vídeo--CONVÉM VER/OUVIR
              Couto dos Santos fez hoje a partir das 23h na SIC notícias prova oral de Manipulação
...
Se tivesse dúvidas sobre o que este governo, via Passos, Gaspar, Portas e Nuno Crato, está a fazer á escola pública portuguesa,  com este debate Couto dos Santos*---Paulo Guinote** teria ficado ilucidada.
Até dia 17 de Junho vamos assistir nos canais televisivos e nos jornais a ataques aos professores. Os velhos do restêlo, os da direita, os neoliberais, os opus dei, os donos de colégios... vão tentar lançar os professores na fossa.
O senhor admnistrador da assembleia da república e que não consegue atacar o contrato com a empresa de água cara para senhores deputados portou-se de modo agressivo e desesperado numa tentativa de enterrar o Paulo e com eles nós. Claro que se viu ataque aos sindicatos (a troika tem no seu documento explicitamente "retirar valor e força aos sindicatos, agir contra a contratação colectiva, luta contra contratos escritos, pela precarização e trabalho preço china") esteve presente. Começou por atacar os sindicatos (FNE, FRENPROF...) mas enganou-se porque Paulo nem sequer é sindicalizado...
A seguir vai de dizer que os professores prejudicavam alunos, crianças, famílias...esquecendo que os professores ainda não são eunucos (leia-se: ainda não saiu lei para tal***) e portanto também são pais com filhos nas escolas públicas.
Vem com dados falsos, sem os tais gráficos estilo Gaspar pensando que Paulo era um mestre escola dos idos de 1978...Enganou-se pois este professor tal como a grande maioria dos que se formaram até 2008 ainda falam com colegas de outras escolas, isto é VIVEM A ESCOLA, não são mercenários...E logo o Paulo que até doutoramento tem...
Nem sabia da diminuição das horas de direcção de turma que ocorre desde que Crato chegou ao governo e que  este ano ficam reduzidas a zero horas!
Também desconhecia que professor apenas é funcionário público "porque recebe salário" pago pelos impostos de TODOS os portugueses mesmo os que não têm nem terão filhos. É que professor tem Estatuto de Carreira Docente. Como ele, que foi ministro da educação, não sabe que ensinar turmas de 30 alunos (150 alunos diferentes por dia) é diferente de estar num  gabinete sentado a secretária e lidando com um adulto? Porque professor tem ética e tem de chegar a 30 seres humanos diferentes em 45/50 min!! Nunca uma secretária, cadeira, fotocopiadora, PC deu pontapé ou insultou quem está num gabinete mas aluno é filho de muito pai e mãe diferentes.
Desde quando uma greve de professores ataca taxistas, condutores da Carris, ou serviços de saúde? Ás vezes me pergunto onde esta gente fez os 5 anos de curso universitário (e alguns se dizem ter doutoramento!!)
Depois a frase "não há dinheiro, não há dinheiro" do governo como ministro da educação tem dinheiro para pagar a escritório de advogados e pagar recurso de decisão da Tribunal Arbitral??
Notai que o Ministério da Educação que despediu professores em Junho de 2011 sem aviso de 30 dias) tem mais de 1000 processos de professores por direito a indemnização...Decidiu recorrer de TODAS as decisões de tribunal!! Onde tem dinheiro e o faz faltar nas escolas? Já são os prof a pagar os enunciados, as fotocópias o material das aulas, livros para a biblioteca e até a pagar alimentação a alunos com fome...
Entretanto quem iniciou a guerra? Nuno Crato, claro! Então ELE QUE TANTO CRITICOU os ministros da educação de outros governos por estarem a perturbar os últimos 30 dias de aulas do ano lectivo com a exigência de tomadas de decisão até fim de aulas... e para serem aplicadas a partir de Setembro. Como ele se atreve a vir em altura de imenso  um imenso trabalho de avaliações, notas e relatórios individuais e finais de TUDO o que se fez no ano e desestabilizara Escola pública? Porque não guardou para Novembro até Fevereiro do próximo ano lectivo para atempadamnente permitir reuniões para tomada de decisões? Então esta gente do governo não sabe que a escola pública é o local onde se aplica (e se aprende) democracia? Como vem IMPOR com prazo e numa altura em que a escola precisa de concentração pois cada professor tem pelo menos 150 alunos para avaliar? Claro como estão numa de ditadura pensam que nós, a escola, somos ditadores e damos as notas para agradar a estaísticas ou a partidos...Lamento, não estamos na Nigéria, nem sequer em Moçambique ou Angola...
APELO A NUNO CRATO PARA QUE NÃO USE OS JOVENS entre os 10 e 17/18 anos como CARNE PARA CANHÃO.
 SAIA DE SEU PEDESTAL DE OBEDIENTE E VELHO DO RESTELO.
USE A CABEÇA DE CIMA em nome do que escreveu até 2010.
Porque na sua ânsia de fazer dinheiro (obedecer a seu gaspar) esquece o respeito que deve aos professores. Já esqueceu que os professores são os únicos que trabalham no futuro...
Esqueceu que sem escola de qualidade terá broncos como os de direito e economia com falhas enormes nas metodologias científicas e que apenas conseguem ver excel...Sem professores em escola qualificada o futuro de Portugal estará definitivamente condenado.




PS Cartoon de Antero Valério no seu blog: http://antero.wordpress.com/
* Administrador da Assembleia da República (recordai o caso da água servida por empresa privada aos deputados na AR...)
** Professor apenas...de ensino público em Portugal no blog "A Educação de meu umbigo" http://educar.wordpress.com/
**no tempo de salazar existia algo semelhante para os professores/as...recordai

terça-feira, maio 07, 2013

DE(O)...profundis...

*****
***
*
Nos sumus in profundis inferni
(recordando o salmo penitencial 130 e que se costuma ler/cantar em enterros/cerimónias fúnebres)
A sigla DEO é mesmo muito interessante. 
Só poderia sair de um tipo como o Gaspar,o tal que jamais se sujeitaria a ser votado pelos ignorantes portugueses, o iluminado exceliano.

DEO pode pensar-se ser 
 desodorizante...
documento excel obscuro...
doido empaleador ovogénico*...(o gaspar)
declaração exceliana* odiável*...

Trata-se do famigerado Documento de Estratégia Orçamental que está configurado como OPA aos reformados feita por ministro tóxico,  declaração de guerra, ambiente de pré-guerra civil, um passo atrás e duas marteladas, mais do mesmo, medida eugénica, etc, etc
A dança continua e o baile é mandado...

* Ora toma: VAI AO DICIONÁRIO! Aliás é a única "coisa" boa que vem do "eucalipto gasparicus". o uso de palavras bué inovadores.

quarta-feira, maio 01, 2013

Não fui eleito COISíSSIMA NENHUMA!

 Aqui está o tal que seguiu o excel com erros*







 Estamos entregues é bicharada com estes marmanjos no cimo da pirâmide que nos (des)governa.
 Hoje, dia 30 de Abril de 2013, ao assistir ao debate do Gaspar e de sua secretária na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, pensei mais uma vez nos jovens a quem em nossas escolas exigimos honestidade, empenho e dedicação... 
Desde quando a secretária de estado do tesouro que também fez "swapps" quando esteve na Refer pode está metida, por dentro, do processo de avaliação destes tóxicos!? Pois se até o ministério da Educação exige exames nacionais (a que ninguém tem prévio acesso) e hà proibição de presença de professores vigilantes (quer dizer que só vigiam)  da área a ser avaliada!!! Uma pouca vergonha.
    Se desde 2012 já se supusera que o trio mandante Passos, Gaspar e Portas estava a caminho de avaliação bastante negativa acabámos de confirmar o chumpo do "notável" abominável e vampiro Gaspar
   Sucede que a burridade gaspariana, o motor escolhido pela maioria, estava queimada desde o dia em que soubemos que um moço de 28 anos, *Thomas Herndon, doutorado de Economia em Massachusetts encontrou erros  numa folha de cálculo num estudo económico que aconselha a austeridade...e que era a base de actuação de Gaspar, o eucalipto**.
Diz ele que não foi escolhido por nós. Mais uma pérola desta cabeça iluminada e que fez lembrar aquela do "dinheiro que custou ao país a sua formação". Ora o homem (?) em questão, na foto com ar de burro relinchante do lado esquerdo, disse que não trabalha para nós, portugueses. AFINAL esta espécie rara não trabalha para servir o povo. Agora não nos restam dúvidas: ele está ali a trabalhar para o seu currículo. Parece-me que lhe falta a tal "ida aos mercados" à custa destes malandros a quem assalta para ter as mordomias habituais em Bruxelas.
  
Hoje já é dia 1 de Maio...
Será que nós, os que pagamos os salários destes que andam a levar o país para a morte continuaremos com as quatro patas no chão e a levar a albarda em cima?

** Todos sabemos que os eucaliptos SUGAM tudo á sua volta 





Ana Drago uma mulher que tem a coragem de defrontar o "coisíssima nenhuma" que nos está a lixar

segunda-feira, abril 15, 2013

Prostituição vs Trabalho Sexual

cartaz
******
****
***
*

 

Prostituição vs Trabalho Sexual

 

Sáb, 20 Abril, 14h30-19h

No âmbito da Universidade Feminista decorrerá no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) um debate sobre Prostituição versus Trabalho Sexual, onde serão abordadas diferentes perspectivas. Nessa tarde, participarão várias/os profissionais, académicas/os e activistas especialistas nesta temática.

PROGRAMA
Painel I - 14h30
Alexandra Oliveira - Investigadora na Universidade do Porto com tese de doutoramento sobre o tema do seminário
Cristiana Pires – Rede de Trabalho Sexual
Manuel Carlos Silva - Investigador na Universidade do Minho com obra publicada sobre o tema
Sofia Branco - Jornalista com investigação sobre o tema
Teresa Féria - Jurista (Comissão Organizadora da Universidade Feminista)
Moderação: Mariana Lemos (Comissão Organizadora da Universidade Feminista e trabalho de investigação/acção sobre o tema)
15h45 – 16h30 - Debate
16h30 – 17h - Intervalo
Painel II – 17h
Alexandra Silva - Lobby Europeu de Mulheres (*)
Bernardo Coelho - Doutorando em Sociologia no ISCSP sobre o tema da prostituição
Ellen Barends - Embaixada do Reino dos Países Baixos
Inês Fontinha - Presidente da Associação “O ninho” (*)
Pedro Bessa - Investigador na Universidade de Trás-os-Montes com obra publicada sobre o tema
Moderação: Joana Sales (UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta e mestranda na FCSH-UNL sobre o tema)
18h15 – 19h - Debate e Encerramento
* a confirmar